Sunday, July 12, 2009

Best of Forró - Se ela for, deixe (?)

Começa hoje, aqui, com esse post, uma série que se presta a registrar o que restou da minha memória a respeito de uma coletânea de forró chamada "Best of Forró", compilada pelo padrasto de um amigo e amigo meu também. Segundo o autor, só tem forró maligno, com letras engraçadíssimas e de duplo sentido, do jeito que eu gosto.

Só que isso era no tempo da fita cassete - não havia nada além dela. Nem nome da música, nem autor. E nunca encontrei nada na rede. Por isso, quem por acaso conhecer é convidado a me corrigir e complementar. Interrogações onde não tenho certeza.

---------------
Se ela for, deixe(?)
(?)

[ refrão ]
Se ela for, deixe
Se ela for, deixe
Se ela for, deixe
Se ela for, deixe comigo

(bis, coro de mulheres)

Eu já estou me acostumando
Você vai embora hoje
E amanhã já está voltando

Com mil promessas
(?)
me beijando me agarrando
me pedindo pra ficar

No outro dia
muda tudo de repente
não há homem que aguente
eu acabo me entregando

(variação:
No outro dia
já tá tudo(?) diferente
não há homem que aguente
eu acabo me acabando)

(bis, com coro de mulheres)

[refrão]

----

Ainda há invocações no meio da música, onde o cantor diz (não canta) frases dirigidas para a mulher de que fala a música, e mais algumas coisas de que não me lembro.

Essa é uma das minhas favoritas (a despeito de lembrar pouco), pelo "riff" de sanfona regiamente composto, o ritmo marcante (que disseram ser um "maxixe"), o contraponto do baixo e obviamente a letra com seu trocadilho "se ela for deixe", impossível de perceber usando a linguagem escrita ou sotaques do sul.

Era a 2a. música do lado A da fita. Muitas vezes eu rebobinei a tal fita parando um pouco antes de atingir o começo, para já começar ouvindo essa música e pulando a primeira (que não lembro qual era).

Pensei em aprender a tocar sanfona por causa da melodia de sanfona supramencionada. Na época eu ouvia rock progressivo (como sempre na minha vida) e heavy metal e coisas mais pesadas como Carcass, Napalm Death, e fiquei estarrecido com o arranjo das músicas, e como se consegue ser rápido e até mesmo pesado sem precisar de uma guitarra com distorção. Este forró (ou maxixe) mudou minha vida.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?